Dicas para encantar e atrair ainda mais o consumidor

O consumo de cervejas especiais vem crescendo no Brasil. Podemos observar esta evolução nos últimos anos, a partir do número de cervejarias registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). De acordo com o último dado divulgado pelo órgão, em março de 2020, eram 1.209 cervejarias com fábricas próprias no país, 36% a mais que em 2018. Isso sem contar as ciganas, que não necessitam de registro. Nas prateleiras dos supermercados, bares, PUB’s e eventos cervejeiros a cada dia há um novo rótulo ou uma combinação diferente de ingredientes para um consumidor cada vez mais exigente.

Em tempos de pandemia, quando os eventos, bares e PUB’s estão com limitações, como atrair e encantar o consumidor? Esta é a grande dúvida dos gestores de cervejarias. Selecionamos cinco dicas para te auxiliar a estar no topo da lista dos consumidores quando o assunto é cerveja especial.

Trabalhe o branding

Isso significa fazer a gestão de tudo que envolve a sua marca. Ou seja, branding, é um conjunto de ações alinhadas ao posicionamento e valores de sua marca. Mas para que trabalhar branding? Como isso auxilia no encantamento do consumidor? Pois o ato de encantar o cliente é juntamente o objetivo principal do branding. É despertar sensações, criar conexões conscientes e inconscientes, que serão fundamentais para que o consumidor escolha sua marca dentre tantas outras na prateleira dos supermercados, escolher seus produtos dentre tantos disponíveis. Para ser encantado, o consumidor precisar sentir-se ligado a ele de alguma forma.

É preciso se importar com a imagem da marca como um todo para que consiga direcionar melhor suas ações. Para isso, pense nas seguintes perguntas:

  • Qual imagem sua cervejaria quer passar?
  • Existe algum diferencial em suas cervejas?
  • Com o que a marca se importa?
  • Com quem a cervejaria irá se comunicar?
  • Como você quer que seu público se lembre da cervejaria?

Identidade Visual da Marca, aposte em rótulos criativos

Vocês dever estar pensando, como a identidade visual da marca e os rótulos vão encantar meus clientes? Impulsionar o seu consumo? Pois eu explico. Você pode ter a melhor combinação de ingredientes, conseguir o melhor sabor dentre as demais cervejas, no entanto, na prateleira, sua cerveja não se destaca. O rótulo não chama atenção do consumidor. Ele tem poder de influenciar o comprador, desse modo você deve pensar em todos os detalhes do com muito carinho. O rótulo deve trazer toda a essência da cerveja e da marca, ele é a cara da sua cerveja.

Programa de Fidelidade

É comum o cliente ir buscar diretamente na loja da cervejaria, na distribuidora ou na própria fábrica seu estilo preferido para consumo. Que tal um programa para fidelização? A cada unidade de garrafas, latas ou growlers cheios pode-se dar um desconto, um brinde, pontos por litros consumidos que se revertem em outros itens da marca, como copos, bonés e camisetas. Use a criatividade! Uma coisa é certa, os programas de fidelidade têm atraído os consumidores
Um sistema de fidelidade oferece vantagens como descontos e recompensas por meio do acúmulo de pontos por parte do cliente. O importante aqui é conhecer seu cliente, entender o que ele deseja e investir em benefícios criativos e atrativos para o programa.

Surpreenda com coisas simples, mas honestas

Você provavelmente já fez um pedido em algum restaurante e recebeu um cartão de agradecimento ou algumas balas de brinde? Pois é, ações como essas, sem que o consumidor esteja esperando, cria uma conexão direta com a empresa. Vamos supor que seu cliente comprou uma cerveja que harmonize muito bem com determinado tipo de queijo, chocolate ou salgado. Que tal um cartão explicando como fazer esta harmonização com outros itens que também combinem e dar uma degustação como brinde.
Ações surpresas são bem eficientes e agradam a todos. Porém, o mesmo brinde não servirá para todos os clientes. Por isso é importante que conhecer seu consumidor. Com isso, você saberá escolher o que é relevante para cada público.

Seja presente, mas não invasivo

Essa dica é para interações com os consumidores pelo WhatsApp, redes sociais ou por e-mail. É importante ter atenção no contato com o cliente. Esteja sempre presente, responda e de atenção ao seu cliente através destes meios.
Uma ótima dica quando ele fizer contato, é descobrir um pouco mais sobre seus gostos para cervejas, quais os estilos, quando consome com mais frequência. Tenha estas informações em nãos, classificadas em uma planilha. Vamos supor que o cliente X, falou que gosta do estilo Red Ale e gosta de consumir assistindo a uma partida de futebol. Que tal avisar no dia da final do campeonato que tem promoção deste estilo? Se o consumidor não estava pensando em comprar, com certeza vai começar a cogitar a hipótese.

Estas foram algumas dicas pontuais de como encantar de maneira geral o consumidor. No entanto, está claro que o fundamental é conhecer o seu público para ter uma comunicação mais eficiente. Saber o tom da fala, a forma de se posicionar e os locais mais eficiente para a comunicação, são itens fundamentais para haver o tão desejado encantamento do consumidor.

beersales

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