Marisa Ferraro: A mãe que impulsiona o sonho cervejeiro dos filhos

Marisa Ferraro: A mãe que impulsiona o sonho cervejeiro dos filhos

Imagem: Arquivo Cervejaria Irmãos Ferraro

Muito ouvimos, assistimos ou lemos relatos sobre filhos que seguem as profissões dos pais, ou dão sequência na empresa que gerações anteriores sonharam, criaram e idealizaram. Este fluxo da vida profissional para muitos é comum. Mas e quando são os filhos que idealizam, sonham, empreendem e os pais embarcam no projeto? Uma pouco mais incomum, mas não tão raro.

Na semana do Dia das Mães, não queremos dar dicas de presentes ou dizer o que fazer de especial para a data. Mas sim, contar uma história de amor e realização de sonhos. Uma mãe que passou a sonhar com seus filhos. Marisa Ferraro, mãe de Rodrigo e Marcelo, não só apoiou o sonho dos filhos como trabalha diariamente para que ele aconteça.

Marcelo e Rodrigo são fundadores da Cervejaria Irmãos Ferraro, localizada em Porto Alegre/RS, no Bairro Anchieta. Tudo começa em 2009 quando Rodrigo, resolveu pesquisar na internet algumas receitas de cervejas para produzir em seu apartamento, em panelas de 20 litros, logo se apaixonando pelo processo. A partir de então, o irmão Marcelo passa a virar o parceiro de produção, e ambos começam a buscar novos sabores e explorar diferentes estilos de cervejas para produzirem. Nos três anos seguintes, mantêm a produção em baixa escala, apenas para consumo próprio, de amigos e conhecidos.

Na época cada um dos irmãos tinha a sua profissão e a produção de cervejas era algo que acontecia em paralelo. A mãe de Rodrigo e Marcelo, conhecida por todos como Dona Marisa, conta que sempre colaborou juntamente com seu marido, “desde o início da empresa sempre colaborei, assim como meu esposo. Nossos filhos nos consultaram antes de colocarem em prática o que estavam planejando, assim pudemos ajudar a estruturar a empresa”.

A matriarca possui formação em Administração de Empresas, conhecimentos em Análises de Sistemas e experiência de atuações anteriores na área – em outra empresa também familiar, junto com marido e o irmão. Ela não pensou duas vezes, arregaçou as mangas e abraçou o sonho dos filhos de empreender.

Com orgulho ela relata a trajetória dos filhos e como auxilia diariamente,

“este sonho, no início, era um trabalho paralelo, quase uma brincadeira. Foram de certa forma pioneiros como empreendedores do setor aqui em Porto Alegre, mas percebia-se que existia um grande potencial para ser desenvolvido, por isso a importância em seguirem. Somos muito unidos como família, nossos filhos são exemplos de pessoas trabalhadoras, honestas e íntegras. Desde o início eu colaborei com eles.”.

Já para Rodrigo e Marcelo contar com apoio da mãe na realização de um sonho foi fundamental.

“A mamãe Ferraro, sempre foi apoiadora e incansável colaboradora na evolução empresarial da Irmãos Ferraro. Com experiência principalmente na área de Contas a Receber, se tornou peça chave na área administrativa da empresa. Contar com o apoio da mãe (e, no nosso caso, também de nosso pai) nessa caminhada é um dos grandes alicerces que segue sustentando o sonho e nos dá forças para enfrentarmos todas as dificuldades que o mercado e a situação geral do país como um todo nos impõem a cada dia.”

Mesmo conhecendo todas as dificuldades que é empreender no país, Dona Marisa nunca deixou que os sonhos dos filhos morressem e foi uma mola propulsora. Está ao lado deles em todos os momentos, diariamente acreditando no sonho dos filhos. E deixa um recado para mães de empreendedores.

“O conselho que eu posso dar é acreditar nos filhos. Você só pode investir na ideia de ter sucesso se tiver fé no amanhã. Dentro da minha espiritualidade estou sempre a abençoar meus filhos, pois nada é mais valioso do que a bênção de uma mãe sobre a vida de seus filhos. A palavra de mãe tem esse poder, temos que usufruir desta maravilha que Deus nos concede”, aconselha a Dona Marisa.

Uma pessoa especial, merece uma cerveja especial

Dentre os rótulos produzidos e comercializados pela Cervejaria Irmãos Ferraro há um especial, uma weiss de trigo carinhosamente nominada de Mary Weiss. Uma homenagem a “Mamãe Ferraro”.

Segundo os irmãos, Dona Marisa, mesmo atuando na cervejaria, não consome cervejas. Por este motivo, os ingredientes escolhidos e suas combinações não se dão por conta de gostos ou estilos da mãe, mas sim para uma singela homenagem.

“No âmbito familiar, algumas pessoas chamam a Dona Marisa de “Mary”, então o nome personalizado da cerveja foi algo que surgiu espontaneamente, quando produzimos a primeira receita de cerveja de trigo da cervejaria”, relataram Rodrigo e Marcelo.


Para a matriarca a homenagem vai além do seu nome, mas sim às suas origens.

“Lembro-me que eles lançavam seguidamente estilos e rótulos diferentes. Fiquei muito feliz com a homenagem. Colocaram no rótulo minha foto estilizada vestida com roupa italiana, um fato que muito me orgulhou, prestigiando nossas raízes e culturas. ”

Não só neste dia dedicado as mães, mas em todos os outros, os irmãos declaram que só tem a agradecer a mãe.

“Palavras não dão conta para expressarmos todo o amor e admiração que temos pela mãe, Dona Marisa. Só temos a agradecer por todo o carinho que ela e nosso pai (Cláudio) nos dão todos os dias, através de seus exemplos e seus gestos de amor. Estamos todos atravessando um período difícil e delicado por conta da pandemia, o que gerou um afastamento físico de nossos queridos familiares. Mas, em pensamento e sentimentos, seguimos mais unidos e fortes do que nunca. Dona Marisa, Feliz Dia das Mães, te amamos muito!”

beersales

beersales

4 respostas em “Marisa Ferraro: A mãe que impulsiona o sonho cervejeiro dos filhos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *