Blog BeerSales

  • Home
  • Site BeerSales
  • Contato

Popular Posts

Gestão de processos: você faz?
Gestão,

Gestão de processos: você faz?

por Carine Gehlen17 de setembro de 2019nenhum comentário
Blog BeerSales: um novo canal de informações do Mercado Cervejeiro
Dicas,

Blog BeerSales: um novo canal de informações do Mercado Cervejeiro

por Equipe BeerSales9 de setembro de 2019nenhum comentário
Está perdendo barris? Saiba como solucionar este problema
Gestão,

Está perdendo barris? Saiba como solucionar este problema

por Wagner Scherer4 de setembro de 2019nenhum comentário
Exclusão do ICMS da base de cálculo da Contribuição para o PIS e a COFINS
Finanças/Tributação,

Exclusão do ICMS da base de cálculo da Contribuição para o PIS e a COFINS

por Eurides Veríssimo8 de outubro de 2019nenhum comentário

Category List

  • Dicas (2)
  • Eventos e Concursos (3)
  • Finanças/Tributação (12)
  • Gestão (8)
  • Mercado Cervejeiro (5)
  • Tecnologia (2)

Follow Us

Instagram

Instagram did not return a 200.

Blog BeerSales

  • Home
  • Site BeerSales
  • Contato
Gestão,

Gestão de processos: você faz?

por Carine Gehlen17 de setembro de 2019nenhum comentário
0
Shares
Share on FacebookShare on Twitter
beersales_controle_de_processos

Em uma cervejaria existem várias etapas a seguir para garantir a qualidade do produto, desde o recebimento dos insumos, passando pela produção e logística, onde qualquer falha pode impactar diretamente no resultado final. Todo líder que se preocupa com a melhoria continua na gestão empresarial, em algum momento precisará entender um pouco sobre gestão de processos.

Podemos definir processo de negócio como a ordenação das atividades de trabalho, que podem ser executadas em paralelo ou sequencialmente. O objetivo é mapear os processos existentes, permitindo a identificação dos problemas e melhorias que podem ser realizadas. Auxilia a compreender seu negócio de forma clara, garantindo mais eficiência, redução de perdas e produtividade para que sejam alcançados os resultados pretendidos alinhados com as metas estratégicas da organização.

A gestão de processos segue uma lógica muito simples, e pode ser aplicada em todo tipo de operações. Conheça cada etapa e sua importância:

  • Defina quais processos serão mapeados: focar nos processos que realmente importam e vão trazer resultados mais rapidamente, portanto, na hora de escolher entre um processo e outro vale a pena se perguntar:
    • Por que é preciso mapear esse processo?
    • Qual a criticidade dele?
    • Quais os riscos envolvidos?
    • Os processos escolhidos precisam atender a normas e regulações? Se sim, quais?
    • Qual o objetivo de seu mapeamento? (Documentação, melhoria, padronização, transformação etc.).
    • Qual o nível de detalhamento mais adequado? (Lembre-se: quanto maior a complexidade e o risco do processo, maior deverá ser o nível de detalhamento).
  • Monte um mapa: um mapa é a representação gráfica de algo, e neste caso é o desenho da sequência das atividades do seu processo. Não esqueça de envolver as pessoas responsáveis, pois quem mais conhece as particularidades de um processo é aquele que todos os dias o vivencia, ou seja, seu time!
  • Verifique e valide o mapeamento do processo: verifique se todos os elementos estão corretos e fazendo sentido dentro do contexto da organização. Valide também o documento como os colaboradores e o dono do processo, ou gestor da área. E o mais importante: assegurar-se de que as pessoas realmente compreenderam todo o processo e acreditam nele.
  • Modele: é o momento de se questionar “como melhorar o processo para que ele faça sentido e atenda às necessidades da organização, gerando valor aos clientes?”. Hora de avaliar o funcionamento e eficácia do processo que existe, estudando as possíveis melhorias e otimizações que podem ser feitas.
  • Automatize: o novo processo será desenhado a partir do fluxo de trabalho criado. Ele pode envolver automatizações de várias atividades, antes feitas manualmente ou por meio de sistemas distintos. Deve-se considerar aqui todo investimento com softwares e treinamento de pessoal, inevitável nesta etapa.

A gestão de processos além de permitir uma visualização mais ampla do todo de sua empresa, possibilita aprimorar melhorias agregando qualidade ao processo de produção. Contribuindo para que os colaboradores conheçam e acessem as atividades que o compõe, criando assim funcionários mais capacitados, multifuncionais, dinâmicos e autônomos em suas funções.

Assuntos Relacionados

POP e a Gestão de Qualidade
Gestão no mercado CervejeiromapabpmnPlanejamentoProcessos
Previous

Blog BeerSales: um novo canal de informações do Mercado Cervejeiro

9 de setembro de 2019

Carine Gehlen

Sommelier de Cervejas e Suporte Técnico na e-Get/BeerSales

Next

Exclusão do ICMS da base de cálculo da Contribuição para o PIS e a COFINS

8 de outubro de 2019

Carine Gehlen

Sommelier de Cervejas e Suporte Técnico na e-Get/BeerSales

Deixe um comentário Cancelar resposta

Categorias

  • Dicas
  • Eventos e Concursos
  • Finanças/Tributação
  • Gestão
  • Mercado Cervejeiro
  • Tecnologia

Mais Populares

  • Gestão de processos: você faz?

    Gestão de processos: você faz?

    17 de setembro de 2019
  • Blog BeerSales: um novo canal de informações do Mercado Cervejeiro

    Blog BeerSales: um novo canal de informações do Mercado Cervejeiro

    9 de setembro de 2019
  • Está perdendo barris? Saiba como solucionar este problema

    Está perdendo barris? Saiba como solucionar este problema

    4 de setembro de 2019
  • Exclusão do ICMS da base de cálculo da Contribuição para o PIS e a COFINS

    Exclusão do ICMS da base de cálculo da Contribuição para o PIS e a COFINS

    8 de outubro de 2019

© 2017 Ever Magazine Theme. All rights reserved.