Conheça mais sobre o DDA

Muito falamos sobre o Débito Direto Autorizado, popularmente conhecido como DDA. Mas afinal, que ferramenta é essa? Como utilizá-la para facilitar o dia a dia do setor financeiro de sua empresa ou até mesmo as finanças pessoais? Quais são seus benefícios? Vou esclarecer essas dúvidas e outras comuns quando falamos em DDA.

Uma inovação implementada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o DDA, tem como objetivo facilitar a rotinas das empresas, clientes e usuários. O sistema proporciona que todos os compromissos de pagamentos sejam recebidos eletronicamente, por meio dos bancos que atendem pessoas físicas e jurídicas. O acesso às suas contas a pagar é realizado através de meios eletrônicos (internet, telefone, caixa eletrônico, entre outros), sem necessitar receber os boletos de forma impressa. Os valores das transações serão automaticamente creditados na conta corrente dos clientes e credores.

Como funciona o DDA?

Você faz o seu cadastro ou de sua empresa no banco de sua preferência como “Sacado Eletrônico” (disponível no aplicativo do seu banco). Do outro lado, as empresas cobradoras (cedentes), registram seus boletos nos bancos com que operam.
A partir desses cadastros será possível você verificar eletronicamente todos os boletos registrados em seu nome ou da sua empresa.
Como acessar os boletos? Os bancos disponibilizam canais eletrônicos como internet banking, caixas eletrônicos e telefones.
Importante: Se você deseja deixar de ser Sacado Eletrônico, deverá solicitar o cancelamento em todos os bancos em que se cadastrou.

Quais os benefícios do DDA?

São diversos benefícios agregados ao optar por utilizar o DDA. Entre eles estão a praticidade, além da certeza de contas em dia, pois não será necessário buscar boletos físicos ou em e-mails. Além disso, temos a redução do uso de papel, reduzindo o impacto ambiental. Porém, há outros benefícios que vou listar agora para você:

  • Para quem paga (sacado):
    – Certeza de ter recebido o boleto a ser pago;
    – Consultar e pagar seus boletos de onde estiver, sem enfrentar filas;
    – Evitar atrasos;
    – Controle das contas a pagar.
  • Para quem cobra (cedente):
    – Controle das cobranças a partir do seu registro;
    – Rapidez e certeza de entrega da cobrança;
    – Diminuição de fraudes.

Minha conta será debitada automaticamente se eu aderir ao DDA?

Não! No DDA você opta por pagar ou não o boleto, a decisão é sua. É necessária autorização do sacado eletrônico para que o valor seja descontado da conta.

O que vai acontecer se eu não pagar o boleto eletrônico DDA?

O não pagamento de um boleto via DDA, tem as mesmas implicações do não pagamento do boleto em papel. Nada muda quanto a inadimplência.

O que devo fazer se receber o boleto eletrônico e também em papel?

Não se preocupe, a dívida não será cobrada duas vezes. Você desconsidera o boleto recebido em papel e efetua o pagamento do eletrônico.

Viu como é fácil utilizar o Débito Direto Automático. Outras dicas ou dúvidas você pode conferir no site da Febraban.

beersales

beersales

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *